Webquest 1 – O que é Propriedade Intelectual?
- nandalefevre
- 2 de jun. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de set. de 2018
Você sabe o que é Propriedade Intelectual? Com certeza você já leu alguma coisa na internet ou ouviu algum professor falar sobre isso.

Você sabe o que é Propriedade Intelectual? Com certeza você já leu alguma coisa na internet ou já ouviu algum professor falar sobre isso. Se você não sabe exatamente o que é, pense nos termos: patente, marca registrada, direito autoral. Pois bem, estas são algumas das modalidades de propriedade intelectual, que estão mais presentes no seu dia a dia do que você imagina.
Por definição, PI é um conjunto de direitos de propriedade relativos às criações e invenções humanas. Abrange atividade intelectual nos domínios industrial, científico, literário e artístico.
Os direitos de Propriedade Intelectual consentem aos inventores, criadores, artistas etc. exclusividade na exploração de suas criações. Em outras palavras, as obras só podem ser utilizadas pelos outros se houver consentimento do autor, inventor ou o detentor da propriedade. Estes também podem explorar economicamente suas criações.
Para que serve Propriedade Intelectual
Um dos objetivos da Propriedade Intelectual é premiar a criatividade e a inovação, incentivando o investimento em novas tecnologias. As empresas, por exemplo, vão ter mais estímulo para investir na pesquisa de um produto inovador sabendo que poderão comercializá-lo com exclusividade durante algum tempo.
A Propriedade Intelectual visa também estimular o compartilhamento de conhecimento e de novas tecnologias, pois, como veremos posteriormente, para se conseguir a concessão da Propriedade Intelectual, muitas vezes é necessário divulgar o passo a passo da criação.
“O que isso tem a ver comigo?”

Como já descrito anteriormente, a Propriedade Intelectual faz parte do seu cotidiano, pois você está cercado de produtos e obras resguardados pelas leis de propriedade intelectual. Conhecer as regras faz parte do exercício da cidadania conhecer as regras para não infringi-las
Por outro lado, é importante sabê-las para conhecer e reivindicar seus direitos, afinal você cria trabalhos intelectuais. As fotos, textos, músicas e vídeos que você criou, não podem ser copiadas sem sua autorização mesmo estando públicas na internet.
Se você, por exemplo, fotografou um lindo pôr do sol e postou numa rede social. Alguém visitou seu perfil, acho a foto incrível e postou a imagem dizendo que era dele, sem nem te citar como autor. Essa pessoa está infringindo seus direitos autorais.
Tarefa
Acesse os materiais didáticos indicados na página Fontes de consulta e reflita sobre a questão:
Você acha que Propriedade Intelectual está presente quando você:
1) ... navega na internet,
2) ... faz um trabalho acadêmico,
3) ... participa de uma pesquisa científica,
4) ... inicia em um emprego ou
5) .... vai abrir um negócio?
Como? Que modalidades de Propriedade Intelectual estariam envolvidas nestas situações?
Escreva sua resposta e poste no blog até dia 09/07/2018 (quando o blog for usado em sala e aula, será disponibilizada senha para os próprios alunos postarem)
Fontes de consulta:
Cartilha de Propriedade Intelectual do IFAL :
http://www.pesquisa.ifal.edu.br/nit/divulgacao/cartilha-de-propriedade-intelectual/view
Gibis sobre Propriedade Intelectual:
Vídeos sobre direitos autorais:
Conclusão:
Neste Webquest definimos PI e apontamos a utilidade desse instrumento para a inovação. Discutimos também como a PI está presente no nosso dia a dia e por que devemos conhecer o assunto.
O objetivo deste desafio é justamente que o estudante tenha uma noção básica do que é PI e entenda o seu mecanismo e importância nos dias atuais.
Créditos
Referências:
INSTITUTO FEDERA DE ALAGOAS. Núcleo de Inovação Tecnológica. Propriedade Intelectual. Maceió. 2014. 11 p. acesso em 29/05/2018 http://www.pesquisa.ifal.edu.br/nit/divulgacao/cartilha-de-propriedade-intelectual/view acesso em 29/05/2018
Rosangela Maria Ribeiro et al. Manual básico: Propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Brasília: UNB/CDT, 2013. 129 p. disponível em http://www.cdt.unb.br/vitrinetecnologica/arquivos/bibliotecavirtual/manuais_cdt/livro3_propriedade_intelectual_completo.pdf acesso em 29/05/2018
UCHÔA, Silvia Beatriz Beger et al. Cartilha de Propriedade Intelectual. Maceió: UFAL, 2011. 27 p. disponível em:
http://www.ufal.edu.br/pesquisa-e-inovacao/inovacao-tecnologica/documentos-1/cartilhas/sonia_cartilha_nit_ufal_versao-final.pdf/view acesso em 29/05/2018
Imagens
A utilização das imagens de Willy Wonka and the Chocolate Factory © Mel Stuart e Paramout Pictures e Futurama © Matt Groening e 20th Century Fox não constituem ofensa aos direitos autorais de acordo com a Lei nº 9610/1998 art. 46, VI e VIII, e art. 47
Comments